Help

Routes in Juiz de Fora for selected grade

Searching in:

Route filters:

Min:
Max:

Ascent filters:

-

Other filters:

  • Rock type
  • Vegetation
  • Descent
  • Style
  • Condition
  • Steepness
  • Aspect
  • Weather
  • Walk in time
  • Legality
  • Walk in angle
  • Water access
Sort by: Bulk edit (max 100)

Showing all 12 routes.

Grade Route Gear style Popularity
Pedra do Yungue Paredes
VI Fio Escarlata

Fio Escarlata* , 6° VI sup A0 E4 , 340m , 8 enfiadas, mista (Fábio Fernandes – abr.2022) Equipo móvel: friends de micros até camelot #4. Vindo a ser a maior via de JF, começando antes da ‘Progresso’ e terminando depois da ‘Extrema Esquerda’, cruza diagonalmente todo o setor de paredes. Com apenas 10 chapas próprias, protege em móvel e grampos das vias que cruza, reservando um raro diedro na última enfiada. Os três A0 são apenas uma erguida cada: O 1º logo na 1ª chapa à uns 10m do chão, vale um sugerido VIIc; O 2º, no meio da 5ª enfiada, VI+/VIIa; Já o 3º, saindo da P7 (P3 da Extrema), aparenta um V7. Embora realmente Trad, com trechos expostos tanto pro guia como pro participante, dá a possibilidade amigável de vazar por qualquer das vias que passam reto.

Trad 340m
VI Entregação social

Entregação social*, 6° VIIb E2 , 180m , grampos (Fábio Fernandes – jun.95/out.96) Como foi a primeira via técnica a chegar ao cume, e menos difícil, tornou-se também a mais frequentada e clássica do Yungue. Alguns pontos marcantes são a entrada em aderência; os agarrões da 1ª enfiada; a dança em regletes no vertical da 2ª; e o crux tipo boulder pra sair do platozão da 3ª enfiada. É ainda a melhor opção pra descer do cume com 1 ou 2 cordas de 50m.

Trad 180m
VI Rota de Ofir

Rota de Ofir*, 6° VIIIa E2 , 180m , grampos e algumas chapeletas (Fábio Fernandes – 93 e 97) Das paredes, é a que exige crux mais atléticos. Após o VI de aderência na rampa inicial, segue mais fácil até P2 (porém com esticões mais longos). A 3ª enfiada é como entrar numa via esportiva de vinte e poucos metros com crux VIIc bem dinâmico, levemente negativo. A 4ª enfiada repete a dose com um crux VIIIa curto e forte. O costão até o cume não é protegido.

Trad 180m
VI As aparências enganam

As aparências enganam* , 6° VIIc E2 , 180m , grampos e chapeletas (Edinho, Leo Tagliati e Denis Thate – 2005) Mais uma ótima opção de parede para o cume; com início técnico e um pouco atlético. Um lance interessante de VIIc fecha a 2ª enfiada. Daí partindo para um vertical com boas agarras até a P3. Depois o tradicional costão até o topo

Trad 180m
VI Extrema esquerda

Extrema esquerda* , 6° VIIc E3/E4 , 180m , grampos (Fábio Fernandes – 98) Recomendada para cordadas mais experientes. O 1º grampo fica num platô a +ou- 12 m do chão, para sair em lances verticais passando a positivo até o platô da P1. A 2ª enfiada começa em ótimas agarras que vão diminuindo - bem como os grampos – até o platô da P2. Atenção especial para a 3ª enfiada: ela também começa num belo vertical de agarras, mas a partir do 3º grampo é que está a parte mais exposta da via (E3/E4): o chamado “passeio”, onde a progressão ocorre nesta seqüencia: é preciso andar para direita num 1º platô de mato e ao final dele subir um curto lance de IV para o 2º platô; então continuar andando para direita também até o final, onde num lance de III mais positivo, se alcança o maior e 3º platô, neste ponto já se deslocou lateralmente coisa de 30 m da linha da via, com a corda (de 50m) esticada. Agora é voltar andando para esquerda neste platô de vegetação, recolhendo de volta a corda (cuidado com pedras soltas); quando esse platô terminar, é preciso descer um pequeno lance (III) para um novo platô, de rocha, seguir uns 5 m, retornando assim a reta da via; aqui ainda resta subir três passadas de IV e enfim o próximo grampo! (Note que o anterior foi aquele 3º do vertical, costurado antes do “passeio”); mais 10 m de V e finalmente P3. Veja a opção 14.1-Variante “O pedido”. A 4ª e última enfiada presenteia com um crux técnico de VIIc e domina uma bela placa antes de comemorar no cume.

Trad 180m
Pedra do Yungue Blocos Bloco da Chaminé
V1 Pipoquinha

Pipoquinha , VI sup , 4m , podem ser escaladas em boulder ou top rope

Set: Fábio Fernandes, 1993

Boulder 4m
Pedra do Yungue Blocos Bloco da Entrada
V2 Fenda

Fenda , VI , 3m , boulder (Fábio Fernandes – 1993)

Boulder 3m
V2 Quininha

Quininha , VI , 3m , boulder (Fábio Fernandes – 1993)

Boulder
Pedra do Yungue Blocos Bloco do Disco (Florestinha)
VI Bico do disco

Bico do disco , VI 3m , boulder (Fábio Fernandes – 1993)

Boulder 3m
VI Oposição do disco

Oposição do disco , VI sup , 3m , boulder (Fábio Fernandes – 1993)

Boulder 3m
Pedra do Yungue Blocos Bloco Mãozão (Florestinha)
VI Maozão

Maozão , VI , 3m , boulder (Fábio Fernandes – 1993)

Boulder 3m
Pedra Preciosa (ou do Retiro)
VI Movimento sobe teto

VI E2 , 15m , 3 grampos (Fábio Fernandes – 2004)

Set: 2004

Sport 15m, 3

Showing all 12 routes.

Deutsch English Español Français Italiano 한국어 Português 中文